Fale Conosco aqui

Quando falamos em alimentação saudável, a primeira coisa que passa pela sua cabeça são os legumes e as verduras? Não se preocupe, isso acontece com muitas pessoas. O que elas acabam esquecendo é que sementes e oleaginosas além de muito nutritivas possuem substâncias de grande importância para uma dieta equilibrada.

Confira abaixo uma lista com 5 exemplos saudáveis para adicionar no seu dia a dia:

GERGELIM:

Muito comum na alimentação oriental, o gergelim é uma fonte de fibras alimentares, cálcio, manganês e outras vitaminas e minerais. Além disso, ajuda no fortalecimento dos ossos, protege contra anemia e auxilia na redução da pressão arterial. Você pode consumir ele em saladas, em pães caseiros e também adicionar cru por sobre a refeição.

CASTANHA DE CAJU:

Utilizada como petisco, essa parte do caju é uma fonte de minerais, como ferro, fósforo e outros, e de gorduras insaturadas que aumentam os níveis do HDL, o colesterol bom. Quando utilizar, lembre sempre de comprar as versões sem adição de sal e não exagerar no consumo, afinal, apesar de benéfica, ela possui um potencial calórico alto.

CHIA:

As sementes de chia são uma fonte poderosa de fibras e também são ricas em proteínas e minerais. Ela melhora o funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Contudo, como toda fibra alimentar, seu consumo deve ser associado a uma hidratação plena, por isso, ao adicionar a chia em sua alimentação, beba pelo menos dois litros de água, fora do horário das refeições, por dia.

AMÊNDOAS:

Rica em cálcio, magnésio, potássio e proteínas, a amêndoa é um forte aliado da saúde dos ossos e do coração. Ela ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose, diminui a pressão alta, os níveis de colesterol ruim e ainda ajuda na retenção de líquidos. Pode ser consumida in natura, em forma de leite ou óleo.

LINHAÇA:

A semente de linhaça é a melhor fonte vegetal de ômega 3. Também possui valor calórico baixo, não contém glúten e possui uma grande quantidade de micronutrientes funcionais. Ela ajuda na perca de peso, na digestão, a baixar o colesterol e ainda melhora a aparência da pele e dos cabelos. Pode ser consumida junto das refeições, em pães ou como óleo.

Algumas pessoas podem apresentar dificuldade em adicionar esses alimentos em sua dieta, nesse caso, a consulta com um especialista em nutrição pode ajudar a criar artifícios para melhorar sua alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *