A endoscopia digestiva alta é um procedimento que tem como objetivo examinar e/ou tratar problemas digestivos, como dispepsia, úlcera péptica, refluxo, náuseas e vômitos. Por meio do aparelho endoscópico (tubo fino que tem uma microcâmera acoplada), é possível visualizar o esôfago, estômago e duodeno até a 2ª porção. Confira abaixo 3 curiosidades sobre esse exame:
- A endoscopia existe desde o século XIX
Ela foi desenvolvida pelo médico alemão chamado Kussmaul de Freiburg. Inicialmente, o aparelho era um cistoscópio iluminado com uma lâmpada de fogo. O interior era visto por meio de espelhos.
2. A endoscopia é minimamente invasiva
Sem cortes, sem invasão e sem grandes e prolongadas alterações na rotina. A endoscopia é uma técnica que, apesar de contar com anestesia geral, não limita o paciente por muito tempo, sendo indicado o repouso apenas para que haja completo restabelecimento pós-anestesia. Depois, é vida normal!
3. Após o exame, o paciente não deve dirigir
Devido à utilização da anestesia, é recomendado que o paciente não dirija por um período de 12 horas após o procedimento. Esse tempo é necessário porque ele pode sofrer pequenos momentos de lapso que seriam perigosos no trânsito.
Para saber mais sobre a endoscopia, visite nosso blog!