Fale Conosco aqui

Uma das mais famosas entre as doenças gástricas, as úlceras pépticas são lesões de forma redonda ou oval causadas pela corrosão do revestimento do estômago ou do duodeno pelo ácido gástrico.

Muitos fatores favorecem o desenvolvimento da doença: o estresse exagerado, alguns tipos de tratamento radioterápico e até mesmo o uso regular de algumas medicações. Contudo, o maior risco em torno das úlceras são os maus hábitos.

O Centro Avançado de Endoscopia se preocupa com sua saúde e qualidade de vida, por isso preparamos essa lista com 5 dicas preciosas para diminuir as chances de se desenvolver as úlceras. Confira: 

Vá com calma no álcool

O consumo excessivo de álcool é um fator de risco para muitas doenças, entre elas as úlceras. Apesar de não causar diretamente as úlceras, o álcool pode causar a gastrite e ainda agravar os casos de úlceras, o que o torna um grande inimigo da saúde gástrica. Isso nem sempre quer dizer que você nunca poderá consumir álcool, mas é importante saber dosar e evitar o consumo sempre que possível.

Não fume

Pode parecer estranho mas, além das doenças respiratórias, o cigarro é um fator de risco sério para problemas gástricos também. Entre seus efeitos nocivos estão  o aumento da produção de substâncias que podem prejudicar o revestimento do estômago, como a pepsina, uma enzima que digere as proteínas que em excesso pode lesionar o órgão. O tabagismo também diminui  fatores que protegem a parede do estômago como o fluxo sanguíneo na região e a secreção de muco que defende o órgão do ácido gástrico.

Cuide de sua alimentação

Uma alimentação desregulada, com muitos alimentos industrializados e o consumo de líquidos durante as refeições pode criar o ambiente perfeito para uma lesão estomacal, por isso, se atente a qualidade da sua alimentação e se necessário conte com a ajuda de um profissional da área da nutrição.

Não use medicamentos sem recomendação médica

Um dos principais fatores para o desenvolvimento de úlceras é o consumo regular de medicamentos anti-inflamatórios como a aspirina, o ibuprofeno e o diclofenaco. Eles causam uma irritação no estômago que pode criar e acelerar as lesões na mucosa gástrica. É preciso entender que muitas vezes o uso desses medicamentos é necessário, contudo, ele deve ser feito apenas sob recomendação médica para evitar as úlceras e outros problemas que a automedicação pode trazer.

Visite o médico regularmente

Úlceras pépticas são o resultado de um processo inteiro de lesão no estômago ou duodeno, sendo assim levam um tempo para surgir. Por essa razão, visitar seu médico e fazer exames com a frequência apontada por ele é uma poderosa maneira de prevenir essa doença. Lembre sempre de relatar qualquer sintoma que tenha sentido, mesmo que eles pareçam sem  importância para você.

Buscar um estilo de vida saudável é sempre o melhor jeito de começar a evitar a grande maioria das doenças. Busque sempre acompanhamento profissional para garantir que suas mudanças estejam no caminho certo e aproveite os benefícios que essa forma de viver pode lhe proporcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *