Fale Conosco aqui

Conheça 7 causas para o intestino preso

 

Não existe um padrão considerado normal para a frequência de evacuação de nosso intestino, contudo, uma dificuldade persistente para tal pode ser caracterizada como o distúrbio de constipação intestinal.

Popularmente conhecido como prisão de ventre, a constipação intestinal só é considerada um distúrbio quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou ainda quando o esforço necessário para a ação é muito grande. A patologia é mais comum nas mulheres, com maior frequência durante a gravidez, em crianças e idosos.

 

Confira abaixo uma lista de 7 causas para esse distúrbio:

1 – Dieta pobre em fibras

As fibras alimentares aumentam o volume das fezes e contribuem para o desenvolvimento de microrganismos que auxiliam nos processos intestinais. Além disso, elas aceleram o trânsito do órgão. Dietas sem a quantidade necessária de fibras acabam por fazer o efeito contrário, desacelerando o funcionamento do intestino;

 

2 – Baixa ingestão de líquidos

Quando desidratado, o sistema digestivo pode ter problemas no seu funcionamento. Sem água suficiente no trato gastrointestinal torna as fezes mais secas e, com isso, a dificuldade de evacuar surge.

 

3 – Sedentarismo

 Atividades físicas levam a um melhor funcionamento intestinal. Isso acontece porque durante os exercícios ocorre o estímulo do peristaltismo (movimento) intestinal.

 

4 – Consumo excessivo de proteína animal e industrializados

A digestão da proteína animal é demorada e gera toxinas que prejudicam o funcionamento do intestino, já os alimentos industrializados afetam a microbiota intestinal por serem pobres em fibras e ricos em gorduras e aditivos químicos.

 

5 – Não atender a urgência de ir ao banheiro

Nosso corpo é condicionável, ou seja, treinamos ele de acordo com nossos hábitos. O costume de segurar a vontade de ir ao banheiro pode “ensinar” ao organismo que essa ação é errada, causando assim a prisão de ventre.

 

6 – Medicações

O uso de certos medicamentos como alguns analgésicos, antidepressivos e até mesmo antiácidos podem causar alterações no metabolismo que resultam no mau funcionamento do trato intestinal

 

7 – Mal uso de suplementação

O uso de suplementos alimentares sem orientação médica pode causar o intestino preso. O problema acontece, principalmente, com o excesso de cálcio e ferro, que sobrecarregam e prejudicam o trabalho do intestino.

 

Algumas pessoas possuem dificuldade de ir ao banheiro em ambientes estranhos ou ainda quando quebram sua rotina. Essa alteração, porém, costuma desaparecer ao retomar as atividades habituais e não se caracteriza como uma patologia.

Fique atento aos hábitos acima e se experienciar situações de prisão de ventre duradouras procure seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *