Fale Conosco aqui

Se você está procurando por um estilo de vida e, consequentemente, uma alimentação mais saudável, o consumo de fibras alimentares é um importante passo em sua jornada. 

Além de reduzir o risco de doenças como o câncer colorretal e até mesmo o diabetes, as fibras alimentares também ajudam no funcionamento do organismo, deixando o intestino funcionando de forma eficiente.

Mas muitas pessoas, acostumadas com dietas menos saudáveis ou com a alimentação rápida que a rotina costuma exigir, apresentam dificuldades em adicionar esses alimentos em seus cardápios diários.

O Centro Avançado de Endoscopia é preocupado com a sua qualidade de vida e bem-estar.

Confira abaixo uma lista com dicas preciosas para consumir mais fibras no seu dia a dia:

Comece devagar

Aumentar o consumo de fibras de uma só vez pode não funcionar. Acontece que mudanças bruscas na alimentação acabam por “assustar” o intestino. Por isso, adicione as fibras gradualmente a sua dieta, aumentando um pouco a quantidade a cada dia até chegar em níveis ideais. Lembre também de sempre conciliar esse crescimento no consumo de fibras com o de água.

Reforce seu café da manhã 

Uma das melhores refeições para adicionar cereais e castanhas. Substitua os pães brancos por integrais e experimente a adição de sementes em sanduíches ou mesmo em iogurtes; 

Prepare seus lanches

O tempo entre as refeições principais costuma ser um dos momentos mais usados para fugir da alimentação saudável. Busque se organizar e deixar seus lanches prontos, seja com frutas picadas ou lanches mais elaborados, se programar é uma boa maneira de adequar as mudanças;

Coma mais frutas e vegetais crus

Cozinhar os alimentos diminui a quantidade de fibras de um prato. Procure formas gostosas de consumir alimentos in natura sempre que possível, seja em forma de saladas, lanches ou mesmo frutas. Uma boa maneira de fazer isso é consultar um profissional de nutrição que irá preparar um cardápio com opções para você;

Salpique sementes ou farelos nas refeições 

O almoço e jantar costumam ser as principais refeições dos brasileiros. Adicionar farelos e sementes diretamente no prato irá adicionar uma boa quantidade de fibras alimentares no seu dia a dia. A linhaça e a aveia são ótimos exemplos, além de interferirem pouco no sabor da refeição são muito efetivos.

Mudar os hábitos pode parecer um pouco difícil, então, se achar necessário, entre em contato com um profissional de nutrição e receba ajuda na hora de mudar sua alimentação para melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *