Fale Conosco aqui

Já não é mais segredo que o estresse pode desencadear e agravar diversas doenças. Contudo, um fato não tão conhecido é que dentro desse grupo de doenças estão as do sistema gástrico. Dores, má digestão, diarreia e azia podem ser sintomas da interferência da mente em nosso corpo e a atenção nesses casos deve ser redobrada para evitar que esses sinais se tornem uma doença crônica. 

Quando estamos em estado de estresse, nosso corpo inibe os movimentos espontâneos do sistema gástrico, a secreção de ácidos e enzimas também muda e esses fatores atrapalham o funcionamento correto de nosso organismo. Hábitos não saudáveis como pouco sono, alimentação desregulada e sedentarismo somam ainda mais para esses problemas e podem resultar em um indivíduo que possui uma doença que, com a atenção certa, poderia ser evitada.

Mas afinal, o que fazer em casos em que o estresse está causando problemas estomacais? 

Essa é uma resposta de 2 etapas. Primeiramente é importante tratar o problema no momento.  Busque um médico que possa lhe ajudar a suportar o incômodo e te ajude a ficar atento aos possíveis sinais de evolução dos sintomas, consultas rotineiras em especialistas, assim como baterias de exames, são aconselhadas para compreender melhor os fatores que compõem essa ameaça a sua saúde. 

Depois disso, com a urgência solucionada é necessário repensar a rotina. Busque opções que lhe permitam ser mais tranquilo, dividir a carga no trabalho ou até mesmo antecipar as férias podem ser uma boa pedida dependendo de seu caso. Ir atrás de atividades que aliviam a tensão que o cotidiano carrega também podem ajudar,  não importa se um hobby, a prática de algum exercício físico (artes marciais costumam apresentar grande vazão ao estresse rotineiro) ou ainda terapias holísticas, o importante é perceber que os dias ficam mais leves e a tensão desaparecer. A orientação de um profissional de saúde mental pode ajudar a equilibrar as questões psicológicas e com isso facilitar o processo de relaxamento.

De todo jeito, a máxima é sempre buscar pela saúde, lembrando que descanso e relaxamento também são importantes para ser saudável!

Esperamos que tenha gostado das informações sobre estresse e o sistema gástrico.

O Centro Avançado de Endoscopia oferece diagnóstico e tratamentos do aparelho digestivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *