Fale Conosco aqui

Exame de colonoscopia: quais sintomas ele checa e quais doenças é capaz de diagnosticar

Compreenda em quais casos seu médico pode solicitar o diagnóstico por imagem

 

Mas afinal, o que é necessário para meu médico solicitar o exame?

O procedimento é considerado de rotina para algumas pessoas. A partir dos 50 anos, ele é indicado anualmente como recurso de prevenção ao câncer colorretal. Para pessoas associadas aos fatores de risco como, parentes próximos que já tiveram a doença, pessoas que já a desenvolveram anteriormente e indivíduos de pele negra a idade diminui para 45 anos ou menos dependendo de cada caso.

Além disso, alguns sintomas apresentados por pacientes em consultas podem requerer a investigação aprofundada que a colonoscopia fornece. Veja abaixo os sintomas e a quais doenças eles estão relacionados:

 

Sangue nas fezes ou hemorragia retal

A presença de sangue nas fezes pode ser o sinal de doenças graves como a diverticulite, doença de Crohn ou câncer de intestino. Mas também se relacionada a problemas mais leves, como hemorroidas ou fissura anal.

 

Fezes escuras ou pretas

O consumo de algumas medicações ou dietas ricas em ferro podem escurecer as fezes. Fora esses casos, elas normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do bolo fecal, sendo um sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo. A colonoscopia pode ser solicitada para fazer uma análise do funcionamento do órgão e então averiguar a fonte dessa alteração. As doenças relacionadas a esse sintoma são úlceras e varizes em áreas superiores do trato gastrointestinal

 

Diarreia crônica

A diarreia pode ser considerada crônica quando persiste após 4 semanas. A colonoscopia pode detectar a causa dessa alteração e geralmente está relacionada a alergias alimentares e/ou intolerâncias, como ao glúten e a lactose, uso excessivo de alguns medicamentos, como laxantes e antibióticos, doença de Crohn, doença inflamatória intestinal, fibrose cística, infecções, câncer, insuficiência pancreática, redução do fluxo sanguíneo do intestino e doenças de cunho emocional como o estresse.

 

Perda de peso inexplicável

Quando esse sintoma ocorre, a investigação deve ser profunda, pois muitas doenças se relacionam com ele. Entre as que a colonoscopia pode identificar estão a intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

 

Dor abdominal crônica

Localizar a origem de dores abdominais crônicas é uma das funções da colonoscopia. Contudo, nem todas as doenças com esse sintoma estão relacionadas ao trato gastrointestinal, a endometriose e o cálculo renal, por exemplo, não se enquadram nessa categoria. Das que são diagnosticadas por meio da colonoscopia, as dores podem estar associadas a síndrome do intestino irritado, o câncer colorretal, a apendicite e até mesmo o acúmulo de gases.

 

O exame da colonoscopia é seguro e indolor, contudo, é necessário o encaminhamento médico para realização do mesmo. Esse guia serve apenas como informativo e nunca deve substituir uma consulta médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *