Se você busca uma digestão mais leve, menos inchaço e um intestino que funciona “como um relógio”, você já deve ter ouvido falar sobre a dupla poderosa da saúde intestinal: fibras e probióticos.
Mais do que modismos, eles são elementos essenciais que trabalham em conjunto para garantir que seu intestino, nosso “segundo cérebro”, funcione de forma harmoniosa. A educação alimentar é o primeiro passo para o bem-estar digestivo.
O poder das fibras, a faxineira do seu intestino
As fibras alimentares são a parte dos alimentos vegetais que nosso corpo não consegue digerir. Elas agem de duas formas principais:
Fibras insolúveis (o volume): elas aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal. São as grandes aliadas para combater a constipação (intestino preso).
Onde encontrar: grãos integrais, farelo de trigo, vegetais folhosos.
Fibras solúveis (o alimento para o bem): elas absorvem água, formando um gel que torna as fezes mais macias, além de servirem como prebióticos, ou seja, o alimento para as bactérias boas do seu intestino.
Onde encontrar: Aveia, leguminosas (feijão, lentilha), maçã, banana.
Ao aumentar o consumo de fibras, beba bastante água! Sem água, a fibra pode ter o efeito contrário e piorar a constipação.
Probióticos, os guardiões da sua flora intestinal
Os probióticos são microrganismos vivos (bactérias e leveduras) que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde. Eles são essenciais para manter o equilíbrio da flora intestinal (ou microbiota), que é responsável por:
- Melhorar a absorção de nutrientes;
- Fortalecer a barreira intestinal;
- Ajudar na produção de vitaminas;
- Defender o corpo contra microrganismos ruins.
Quando a flora está desregulada (o que acontece após o uso de antibióticos ou em momentos de estresse), podemos sentir inchaço, gases e ter a digestão lenta. Os probióticos ajudam a repovoar o intestino com as bactérias do bem.
Onde encontrar: Iogurte natural com culturas vivas, kefir, kombucha, e suplementos específicos (sempre com orientação médica).
Onde a ciência encontra a prática
Incluir fibras e probióticos na rotina é um passo fundamental para um intestino saudável. No entanto, se o inchaço ou a constipação persistirem, é essencial buscar um especialista.
O gastroenterologista pode avaliar se há alguma condição subjacente, como a Síndrome do Intestino Irritável (SII), e indicar o plano de tratamento ou suplementação ideal para o seu caso.
Não adie o cuidado do seu bem-estar digestivo. Estamos aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio!
Agende sua consulta com um de nossos gastroenterologistas para um plano de saúde digestiva personalizado. Cuide do seu “segundo cérebro” no Centro Avançado de Endoscopia!
