Fale Conosco aqui

O dia 29 de maio é marcado pelo dia da saúde digestiva, do sistema digestivo. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia, com o objetivo de prevenir e de realizar diagnósticos precoces de doenças no aparelho digestivo. A organização aponta que 20% da população possui problemas intestinais e que 90% não busca orientação médica ou optam pela automedicação.

Sintomas como azia, queimação, falta de apetite, estufamento e perda de peso persistentes exigem uma consulta com o médico. Elas podem resultar em refluxo, gastrite, úlcera, câncer e outras enfermidades. Algumas pessoas buscam soluções rápidas ao tomar medicamentos por conta própria e muitas vezes acabam dificultando um diagnóstico precoce. Justamente para evitar quadros mais graves, é necessário um acompanhamento médico assim que persistirem os primeiros sintomas.

Provavelmente o médico solicitará exames complementares, dos quais os resultados auxiliam na decisão dos tratamentos mais indicados. A endoscopia e a colonoscopia são exames essenciais, capazes de auxiliar na prevenção e na detecção de doenças do sistema digestivo alto e baixo.

A alimentação mais próxima do natural é fundamental. Para isso, deve-se incluir na dieta alimentos como carboidratos saudáveis, frutas, legumes, saladas e carnes. Os alimentos que devem ser evitados são os embutidos, industrializados, açúcares e farinhas refinadas.

Uma simples caminhada de meia hora também auxilia na saúde digestiva, bem como praticar musculação ou outra atividade física que seja agradável para a pessoa. Evitar o estresse, bem como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo são pontos cruciais para prevenir diversos fatores agravantes.

Repense seus hábitos alimentares e avalie como está a sua digestão. Caso perceba sintomas recorrentes, procure um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *