Fale Conosco aqui

A saúde gastrointestinal da mulher

A saúde do nosso corpo está conectada de maneiras incríveis, e a relação entre o sistema digestivo e o universo feminino é um ótimo exemplo disso. Muitas mulheres sentem queixas gastrointestinais que parecem “normais” ou passageiras, mas que podem estar diretamente ligadas a fases da vida como o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa.

Por que o intestino feminino é diferente?

Variações hormonais, principalmente de estrogênio e progesterona, são as principais responsáveis por essa sensibilidade. Antes da menstruação, por exemplo, o aumento e a queda desses hormônios podem influenciar a motilidade do intestino, causando inchaço, constipação ou, em alguns casos, diarreia. Durante a gravidez, o aumento dos hormônios pode levar a uma digestão mais lenta e à constipação, enquanto a menopausa pode estar associada a uma maior incidência de problemas como a Síndrome do Intestino Irritável.

Sinais que merecem atenção

É importante saber diferenciar um desconforto temporário de um sinal de que algo precisa ser investigado. Fique atenta a sintomas como:

  • Dor abdominal frequente e inchaço;
  • Alterações no padrão intestinal (constipação ou diarreia persistentes);
  • Azia e refluxo que não passam com facilidade;
  • Sensação de peso no estômago após as refeições.

A importância do cuidado e do diagnóstico

A automedicação pode mascarar sintomas e atrasar o diagnóstico correto. A melhor forma de entender o que seu corpo está sentindo é conversar com um especialista. Um gastroenterologista pode avaliar seus sintomas, histórico e, se necessário, solicitar exames como endoscopia ou colonoscopia, que são essenciais para um diagnóstico preciso.

No Centro Avançado de Endoscopia entendemos que o cuidado com a mulher é único. Nossa equipe está preparada para te ouvir e oferecer o suporte necessário para que você entenda e cuide melhor da sua saúde digestiva, em todas as fases da sua vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *