As doenças digestivas, ou gastrointestinais, são aquelas que ocorrem no sistema digestivo. Os principais exemplos são refluxo gastroesofágico, constipação, gastrite e doença inflamatória intestinal. Já a anemia é caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue. Como isso causa redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, os sintomas costumam ser cansaço, palidez e tontura. Para entender a relação entre esses problemas, acompanhe o texto.
Entre as principais causas da anemia, estão as doenças gastrointestinais. Isso ocorre porque o sistema digestivo absorve o ferro e as vitaminas do complexo B, substâncias que compõem os glóbulos vermelhos. Quando esse sistema está acometido, suas funções se “enfraquecem”, e, consequentemente, a produção de glóbulos vermelhos também diminui.
Outra situação acontece quando há sangramento gastrointestinal – por exemplo, em situações de úlceras ou gastrite. Essa perda de sangue desencadeia a perda das mesmas substâncias importantes para produção dos glóbulos vermelhos. Sendo assim, pode causar anemia.
Dessa maneira, os pacientes com anemia devem se atentar a sintomas diversos, como náuseas, dores abdominais, dor torácica, constipação e diarreia. Se eles aparecerem junto à doença, pode significar que a anemia é, na verdade, uma consequência de outro problema que deve ser investigado. Nesse caso, visite o médico e faça os exames necessários!