Fale Conosco aqui

Entre as recomendações pré-endoscopia está a listagem de todos os medicamentos que o paciente está consumindo no período. Isso acontece porque alguns remédios podem interferir no andamento ou no resultado do procedimento. A endoscopia exige cuidado.

Da lista de medicamentos que devem ser evitados antes do exame, os que apresentam maior risco, caso consumidos, são os anticoagulantes, usados na prevenção e eliminação de coágulos sanguíneos. Entenda abaixo a função deles e por quê você deve cessar seu uso (sempre sob supervisão médica) antes de sua endoscopia; tenha cuidado.

O que são coágulos e anticoagulantes?

Os coágulos são a forma sólida de nosso sangue. Necessários para cicatrizar ferimentos e também por sua função de parar sangramentos, esse é um mecanismo de defesa vital para nosso organismo. Contudo, existem momentos nos quais essa defesa natural pode ser um risco para nossa vida. No lugar errado, um coágulo pode impedir a circulação do sangue, causando sérias doenças, como AVC, trombose e embolia pulmonar. Por essa razão os anticoagulantes tornaram-se um poderoso recurso em variados tratamentos. Sua ação de bloqueio à formação de coágulos faz com que o sangue se mantenha sempre líquido nos vasos para circular livremente.

Por que os anticoagulantes não devem ser consumidos antes da endoscopia?

Essa classe de medicamentos não interfere no exame endoscópico em si, ou seja, não altera os resultados. Mas, muitas vezes durante o processo da endoscopia alguns procedimentos podem ser executados, como biópsias ou mesmo a retirada de pólipos e nessas situações, estando sob efeito dos anticoagulantes, complicações podem acontecer.

Tanto a biópsia quanto a retirada dos pólipos são procedimentos que provocam pequenos ferimentos. Acontece que as chances de sangramento aumentam quando se está sob efeito desses medicamentos já que o sangue não coagula e com isso, o risco de uma hemorragia é existente.

Mas então, se consumo anticoagulantes, como vou fazer minha endoscopia?

Com supervisão do médico responsável pelo seu acompanhamento, uma vez requisitada a endoscopia, um planejamento será criado para a execução de seu exame. Geralmente, o uso é interrompido 7 dias antes da data do procedimento, retirando os efeitos indesejados de seu sistema e permitindo assim, a execução segura da endoscopia.

A endoscopia é um exame que exige alguns passos de preparação prévia que quando respeitados garantem a segurança plena do procedimento.  

Onde fazer Endoscopia?

O Centro Avançado de Endoscopia, em Cascavel, oferece uma estrutura moderna e confortável. A clínica especializada conta com equipe profissional experiente, além da tecnologia de ponta.

Toda a concepção do Centro Avançado foi pensada em oferecer Conforto, Segurança e Tecnologia em todas as etapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *