Fale Conosco aqui

A verdade sobre cafeína e gastrite

Descubra, de uma vez por todas, o que o café faz com seu estômago

 

“Não posso com café, me dá gastrite”, com certeza você já escutou, ou mesmo falou, essa frase no seu dia a dia. Já é presente no imaginário popular que o cafezinho nosso de cada dia tem como malefício causar essa enfermidade em seus consumidores. Mas afinal de contas, café causa gastrite?!

A resposta para essa pergunta é um pouco mais complexa do que um simples “sim” ou “não”. Primeiramente, o agente que faz tantos de nós reclamarmos de problemas gástricos é a cafeína e não o café. Ou seja, outros alimentos com o mesmo composto, como chocolates, alguns chás e refrigerantes, acabam por causar o mesmo efeito. Mas esse efeito não é o desenvolvimento da gastrite aguda, aquela que acontece esporadicamente ou ainda da gastrite crônica, que perdura durante longos períodos e sim um desconforto passageiro devido às características da substância.

A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Não há evidências científicas que apontem a cafeína como uma das causas desse processo, contudo, a substância pode estimular nosso corpo a produzir um hormônio chamado gastrina, que controla a produção do suco gástrico, além de causar certa irritação no sistema gastrointestinal. Esses fatores, por sua vez, podem agravar casos já existentes da doença, tendo em vista que há aumento do volume de suco gástrico em contato com a mucosa já inflamada.

Sendo assim, o consumo do café deve ser evitado em pessoas que já possuem a doença, pelo risco de agravar os sintomas, mas, quando dentro da normalidade, não é um problema para quem não apresenta sinais da enfermidade o consumo da bebida ou de alimentos com a substância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *